quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comidas da Região Sul

Cevit 02/09/09
Nome : Felipe Thomaz, Willian e Otavio

Ceviche, cebiche, (abaixo uma discussão sobre a possível etimologia) é um prato de origem peruana baseado em peixe marinado em suco de limão ou outro citrico. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados.


Churrasco é o nome dado ao prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasa, com a utilização de estacas de madeira ou metal, chamados de espetos, ou de grelhas.

O arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (mercadores ambulantes que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois) aproveitavam os restos do churrasco e os comiam juntamente com arroz. Preparado à base de arroz e charque, é um dos principais pratos da culinária gaúcha.[1] O prato foi incorporado à cozinha brasileira e hoje é comum saboreá-lo em todo o país.




























































































quarta-feira, 26 de agosto de 2009




Desde as primeiras missões jesuíticas em 1627, o povo gaúcho está às voltas com o trabalho no campo. Em 1740 grupos de açorianos começaram a aportar em Porto dos Casais, hoje Porto Alegre. Chegavam as primeiras rendas e teares de lã.
De 1824 a 1875 a vinda de europeus foi uma constância. Obreiros, dedicavam-se à agricultura e impulsionaram o povoamento da região. O clima, ameno no verão e frio no inverno, em muito lembra suas cidades da Europa. Em muitos lugares o português é a segunda língua, perdendo o posto para o alemão, italiano ou polonês. Destes povos caprichosos muitas coisas nasceram, como a cerâmica, o porongo, mantas, tapetes ou ponchos coloridos.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Meio ambiente


MEIO AMBIENTE - é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.



Reciclar o lixo.
Andar de bicicleta, ônibus ou a pé sempre que puder.
Pedir/dar carona para amigos.
Não demorar muito no banho.
Quando lavar louça, passe sabão em tudo, e só depois enxagüe.
Troque as suas lâmpadas convencionais por fluorenscentes.
Use sacolas de plástico para suas compras (vide post de 13 de setembro)
Tem um espaço livre no seu quintal? Plante uma árvore!
Apague as luzes quando sair do local que estiver.
Compre papel reciclado.
Usou um lado do papel? Errou? Use o outro lado!
Feche a torneira para escovar os dentes e ou fazer a barba.
Use balde para lavar o carro.


quarta-feira, 11 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

Policia Militar atribuiçoes


O art. 144, § 5º, da C.F, disciplina que, “Às policias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil”.
Com fundamento no texto constitucional, fica evidenciado que a polícia militar exerce a função de polícia administrativa, sendo responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, e pela manutenção da ordem pública nos diversos Estados da Federação.
As polícias militares possuem suas raízes no decreto expedido pelo então regente Padre Diogo Antônio Feijó. A esse respeito, José Nogueira Sampaio observa que, “A Lei de 10 de outubro de 1831 que assim se formou, estendo às províncias a instituição dos guardas permanentes, significa o monumento básico das polícias militares estaduais.” (SAMPAIO, José Nogueira. Fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 2ª ed. São Paulo : 1981, p.51).

Sua historia Policia Militar


As Polícias Militares brasileiras têm sua origem nas Forças Policiais, que foram criadas quando o Brasil era Império. A corporação mais antiga é a do Rio de Janeiro, a “Guarda Real de Polícia” criada em 13 de Maio de 1809 por Dom João 6º, Rei de Portugal, que na época tinha transferido sua corte de Lisboa para o Rio, por causa das guerras na Europa, lideradas por Napoleão. Foi este decreto que assinalou o nascimento da primeira Polícia Militar no Brasil, a do Estado da Guanabara. Essa guarda era subordinada ao governador das Armas da Corte que era o comandante de força militar, que, por sua vez, era subordinado ao intendente-geral de Polícia.Em 1830, dom Pedro 1º abdica do cargo e Dom Pedro 2º, ainda menor, não podia assumir o poder, de forma que o Império passou a ser dirigido por regentes, que não foram muito bem aceitos pelo povo que os consideravam sem legitimidade para governar. Começaram em todo o país uma série de movimentos revolucionários, colocando-se contra o governo destes regentes, como a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, a Balaiada, no Maranhão e a Sabinada, na Bahia.

Policia Militar (Função)


A Polícia Militar é o serviço ou corpo militar cuja função é o policiamento no âmbito das forças armadas. A Polícia Militar exerce, em relação aos membros das forças armadas, as mesmas funções que as polícias civis exercem em relação aos cidadãos não-militares.
O oficial que chefia a Polícia Militar de alguns exércitos e unidades militares é chamado preboste e por isso o Serviço de Polícia Militar é também, por vezes, designado Serviço de Preboste.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

200 anos da policia militar


A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro está completando 200 anos de existência, e as comemorações já estão programadas. Está previsto um grande jantar de confraternização, o lançamento de um livro contando a história da instituição, selo comemorativo e até mesmo uma revista com as principais ações da PCERJ no atual governo!
Nossa Polícia Civil tem muita história. Daqui saiu a atual Polícia Federal, quando da construção de Brasília. Equipes operacionais da PCERJ despertavam o interesse de polícias e forças militares de diversos países, que enviavam turmas para aprender as técnicas. Investigações eram eficazes, e a perícia criminal ajudava a desvendar os mais intrigantes crimes passionais.

O QUE E SEGURANÇA PUBLICA ?


Segurança pública é um conjunto de processos, de dispositivos e de medidas de precaução que asseguram a população estar livre do perigo, de danos e riscos eventuais à vida e ao patrimônio. É um conjunto de processos políticos e jurídicos destinados a garantir a ordem pública na convivência pacífica de homens em sociedade. Ela não pode ser tratada apenas com medidas vigilância e repressiva, mas com um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009